-->

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Nicolás Maduro, presidente reeleito da Venezuela, não representa um “problema” para o Brasil.

Em entrevista à RedeTV! transmitida neste domingo, 10, Lula destacou que Maduro é uma questão interna venezuelana e que a população daquele país deve decidir sobre seu líder.

“Acho que o Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil. Eu não posso ficar me preocupando com o governo dele”, declarou o presidente.

Lula respondeu a uma provocação do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que perguntou se já seria o momento de “ignorar” Maduro.

Na conversa, Lula destacou que seu foco deve ser o Brasil. “Eu quero que a Venezuela viva bem e cuide do povo com dignidade. Vou cuidar do Brasil, o Maduro cuida dele, o povo venezuelano cuida do Maduro, e seguimos em frente. Não posso me preocupar em brigar com a Venezuela, Nicarágua ou outros países. Tenho que me preocupar em fazer o Brasil dar certo”, afirmou o presidente.

Lula também relembrou o monitoramento que o Brasil, junto com Colômbia e México, realizou durante as eleições venezuelanas, marcadas por controvérsias e críticas internacionais.

O processo, questionado por várias instituições, culminou com a reeleição de Maduro, sem que fossem apresentadas atas eleitorais detalhadas para comprovar a lisura da votação.

Após o pedido do governo brasileiro e seus parceiros pela divulgação das atas eleitorais, tanto o governo quanto a oposição venezuelana prometeram mostrar os resultados, mas, segundo Lula, essa promessa não foi cumprida.

Em conjunto com Colômbia e México, o Brasil então divulgou uma nota expressando “inquietação” com a falta de transparência.

Lula destacou que, apesar de sua postura crítica, ele evita interferir em instituições de outros países, como a Suprema Corte venezuelana, para preservar a soberania e evitar que outros países façam o mesmo em relação ao Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *