O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma visita inédita à Amazônia neste domingo, 17, tornando-se o primeiro líder norte-americano em exercício a conhecer a região.
Durante sua passagem por Manaus, Biden visitará o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, onde deve dialogar com lideranças locais e representantes indígenas sobre questões de preservação ambiental.
A agenda do democrata inclui também sua participação na Cúpula dos Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias de 18 e 19 de novembro.
Embora seja a primeira vez que um presidente em exercício visita a região amazônica, outros líderes dos EUA já estiveram no local em ocasiões distintas.
Entre 1913 e 1914, o ex-presidente Theodore Roosevelt integrou uma expedição científica liderada pelo Marechal Cândido Rondon no chamado “Rio da Dúvida”, posteriormente renomeado Rio Roosevelt.
Em 2011, o ex-presidente Bill Clinton participou do Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, debatendo questões ambientais.
Já em 2018, o então vice-presidente Mike Pence visitou um abrigo para imigrantes venezuelanos na Zona Sul da cidade.
PREPARATIVOS LOGÍSTICOS
Para garantir a segurança da visita, o Musa será temporariamente fechado ao público.
Aviões de carga dos Estados Unidos chegaram a Manaus na última semana, trazendo equipamentos e recursos logísticos necessários para a comitiva presidencial.
Segundo nota oficial da Casa Branca, a agenda completa do presidente Biden ainda está sendo finalizada.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre reuniões ou encontros específicos que o líder norte-americano terá durante sua estadia no Amazonas.