Quatro deputados federais maranhenses apoiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa abolir a escala de trabalho 6×1, em que empregados trabalham seis dias seguidos com direito a uma folga.
Rubens Júnior (PT), Márcio Jerry (PCdoB), Duarte Júnior (PSB) e Pedro Lucas Fernandes (União) assinaram a proposta, que foi apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP).
A bancada do Maranhão na Câmara é composta por 18 deputados, enquanto no Senado são três senadores.
Apesar de a PEC ainda precisar da aprovação na Câmara antes de seguir ao Senado, a senadora maranhense Eliziane Gama (PSD) já manifestou seu apoio.
Na Câmara, a proposta conta com 134 assinaturas de deputados de diferentes estados e partidos, incluindo PT (67 assinaturas), PSOL (13) e União Brasil (8), mas ainda precisa de 37 assinaturas para avançar.
Segundo Pedro Lucas Fernandes, o tema merece um debate aprofundado no Congresso para atender as demandas da sociedade.
A PEC visa modificar a regulamentação da jornada, eliminando a prática de trabalho contínuo por seis dias seguidos.
No entanto, críticos apontam que a proposta não detalha os possíveis impactos econômicos, como o risco de aumento no desemprego e inflação, nem apresenta dados que embasem a medida.
6×1, jornada de trabalho atual, ou seja, uma folga semanal; já estão falando em 4×1, isto é , jornada de 4 dias semanais e 3 de folga. Se houver um feriado na semana, a jornada nessa semana será de 4×3.
Resumo da ópera: o trabalhador será equiparado a jornada dos deputados e senadores, ministros e vereadores.
Pensem bem na proposta, porque vai desencadear desemprego em massa.