O governador Carlos Brandão (PSB) promoveu um encontro com os 217 prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão no Residencial Buffet, em São Luís, na noite de sexta-feira (1º).
O evento, que buscou estreitar laços entre o governo estadual e os gestores municipais, contou com a presença do atual prefeito de Santo Antônio dos Lopes e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Bigu de Oliveira.
Durante a reunião, Brandão enfatizou a importância de unir esforços para garantir que recursos e políticas públicas cheguem efetivamente a todas as regiões do estado.
O governador anunciou a realização de um seminário em fevereiro de 2025, que servirá para orientar os novos prefeitos sobre o acesso às políticas públicas estaduais.
Bigu de Oliveira ressaltou que a Famem sempre esteve alinhada com o governador Carlos Brandão.
“Este grande encontro ampliou as relações de cordialidade e integração institucional, fortalecendo o municipalismo maranhense. A palavra correta é a unidade; trabalhamos de forma integrada com os diferentes níveis de governo e setores da sociedade civil para a implementação de políticas públicas que atendam a população nos municípios”, afirmou.
O presidente da Famem destacou ainda o compromisso da entidade em preparar uma transição municipal eficaz, garantindo um processo técnico e político que beneficie as novas gestões.
Para isso, será realizado, no próximo dia 11 de novembro, o IV Encontro para Novos Gestores, no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa.
O evento contará com a participação dos ministros maranhenses Sônia Guajajaras, André Fufuca e Juscelino Filho, além de instituições como SEBRAE, IFMA e UEMA, que discutirão as potencialidades dos municípios e os investimentos do Governo Federal.
Também serão abordados temas como parcerias para o crescimento do estado e a relação com órgãos de controle, como o TJMA e o TCE-MA.
O objetivo principal do evento é proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências para gestores municipais, visando aprimorar a administração pública e fortalecer as gestões no Maranhão.