-->

Inaugurado no último dia 12, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) foi criticado pelo deputado estadual Yglésio Moyes.

Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta segunda-feira, 18, o parlamentar disse que ‘institucionalizaram o “Clube do Lula para a defesa contra as fake news”.

Em sua fala, Yglésio critica além do TSE, a Procuradoria Geral da República, Ministério da Justiça e OAB que, segundo ele, proferem discursos falsos de luta pela democracia.

Assista:

Sobre o CIEDDE – O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia funcionará na sede do Tribunal Superior Eleitoral e reunirá esforços de diferentes instituições no combate à desinformação e às deepfakes utilizadas contra o processo eleitoral. O CIEDDE também vai atuar de forma coordenada no enfrentamento dos discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral.

O Centro auxiliará os Tribunais Regionais Eleitorais no aperfeiçoamento da regular utilização da inteligência artificial nas eleições, no combate à desinformação e às deepfakes e na proteção à liberdade de escolha por parte de eleitoras e eleitores. O Centro ainda terá papel importante na promoção da educação em cidadania, nos valores democráticos e nos direitos digitais.

Comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o CIEDDE será integrado pelo secretário-geral do TSE, Cleso Fonseca; pelo diretor-geral do Tribunal, Rogério Galloro; pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, ministro Floriano Azevedo; pela secretária de Comunicação da Corte, Giselly Siqueira; pelo assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, José Fernando Chuy; e por dois juízes auxiliares da Presidência da Casa, a serem designados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *