-->

Três atos de exoneração de secretários municipais do prefeito Eduardo Braide, publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 29, movimentaram os meios político-administrativos de São Luís, esta tarde.

As notícias trouxeram à tona uma curiosidade: a força do secretário Diego Rafael Rodrigues Pereira, que em um médio espaço de tempo já ocupou várias pastas da gestão de Eduardo Braide. Diego Rafael é considerado braço direito e homem forte do deputado estadual Fernando Braide, irmão do prefeito.

Constam no DOM de hoje as exonerações de Diego Baluz, secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT); Eneas Garcia Fernandes Neto, titular da Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV) e Diego Rafael Rodrigues Pereira, atual secretário municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).

Diego Baluz – A queda de Baluz acontece em meio a uma série de problemas no trânsito da capital maranhense e de requerimentos e convocações feitos pelo vereador Álvaro Pires ao secretário Diego Baluz para que apresentasse a auditoria do sistema de transporte de São Luís, desde setembro, realizada pela empresa Plano, pertencente ao empresário Luís Vagner. Baluz não compareceu ao poder legislativo municipal.

Diego Baluz

Em janeiro, foi aditivado o contrato da Plano, para nova auditoria, ato considerado irregular por ter sido a mesma empresa que assinou a licitação do transporte.

A exoneração aconteceu após uma conversa amistosa entre o secretário agora demitido e o prefeito Eduardo Braide.

Diego Rafael – Para o lugar de Baluz, o prefeito Braide nomeou Diego Rafael Rodrigues Pereira, exonerando-o da SEMCAS.

Diego Rafael
Diego Rafael

Considerado braço direito do deputado Fernando Braide, irmão do prefeito de São Luís, Diego Rafael chegou à prefeitura como secretário titular da SEMIT (Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia). Passou uns meses e foi remanejado para a SEMAD (Secretaria Municipal de Administração), em lugar de Flávio Olímpio, exonerado pelo prefeito Braide. No início deste ano, quando Braide promoveu uma demissão em massa na SEMCAS, exonerando, também, a então secretária Ana Carla Furtado, Diego foi nomeado secretário municipal da Criança e Assistência Social. Agora, diante da queda de Baluz, Diego Rafael foi exonerado da SEMCAS para comandar a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Eneas – Eneas Garcia Fernandes Neto, exonerado da SEMGOV, já vinha manifestando desejo de deixar a secretaria desde o mês de dezembro. Segundo apurou O INFORMANTE, ele se sentia desconfortável no cargo, por não o exercer com autonomia. Na verdade, segundo apurou O INFORMANTE, todos os poderes na SEMGOV sempre teriam sido concentrados nas mãos de Emílio Murad, ex-assessor parlamentar de Braide na Câmara Federa, que agora deve assumir a pasta.

Eneas

One thought on “Exonerações na prefeitura trazem à tona poder de secretário e irregularidades em contratação de empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *