A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início à Operação Proclamação da República 2024, que começou à meia-noite desta quinta-feira, 14, e se estenderá até domingo, 17, com o objetivo de reforçar a segurança e a fluidez do tráfego nas rodovias federais do Maranhão.
Todas as delegacias da PRF no estado participarão das ações durante os quatro dias de operação.
A operação inclui uma intensificação das fiscalizações e do policiamento, focando principalmente em condutas que elevam o risco de acidentes graves, como o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante, e a falta do uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção infantil, como cadeirinhas.
A PRF também estará posicionada em pontos estratégicos, considerados críticos por apresentarem altos índices de acidentes e um volume expressivo de infrações de trânsito, a fim de coibir práticas que possam comprometer a segurança viária.
RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO
Para aumentar a segurança durante o feriado, a PRF implementará restrições temporárias para determinados tipos de veículos, especialmente aqueles que excedem os limites de peso e dimensões regulamentados pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Esses limites incluem:
– Largura máxima: 2,60 metros;
– Altura máxima: 4,40 metros;
– Comprimento total: 19,80 metros;
– Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 58,5 toneladas para veículos e combinações de veículos.
A restrição abrangerá veículos de carga, como Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), mesmo que possuam autorização especial de trânsito.
Essas restrições se aplicam apenas a trechos de pista simples, e fora dos horários estipulados, prevalecem as regras gerais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Contran.
Confira os horários de restrição de tráfego durante a operação:
– 14 de novembro (quinta-feira): das 16h às 22h
– 15 de novembro (sexta-feira): das 6h às 12h
– 17 de novembro (domingo): das 16h às 22h