-->

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os resultados de uma operação contra crimes ambientais, que resultou na apreensão de dois caminhões transportando 98,79 m³ de madeira ilegal na BR-230, no município de São Raimundo das Mangabeiras.

Os dois motoristas responsáveis pelo transporte foram detidos.

A operação contou com o monitoramento das rotas utilizadas pelos veículos, para impedir desvios.

Os caminhões foram inicialmente interceptados por policiais militares e, após a chegada dos agentes da PRF, foi realizada a verificação das cargas.

A madeira transportada era nativa e serrada, diferente da declarada nos documentos fiscais apresentados pelos condutores, que alegavam ser madeira de reflorestamento.

Os motoristas apresentaram a Declaração de Corte e Colheita e a documentação fiscal, mas os agentes constataram a discrepância entre o tipo de madeira transportada e os registros documentais, caracterizando crime ambiental.

Além disso, ao serem levados à Unidade Operacional de Balsas (MA), foram encontrados indícios de falsificação nas assinaturas dos documentos.

Os caminhões e as cargas apreendidas ficaram à disposição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA) para as providências legais.

Já os motoristas foram detidos pelo uso de documentos falsos e encaminhados à Polícia Civil de Balsas para os devidos procedimentos.

A operação teve o apoio do 46º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e faz parte de um esforço para combater o transporte ilegal de madeira extraída da Amazônia, que frequentemente passa por rodovias federais no Maranhão com destino a outras regiões do país, incluindo o Nordeste e o Sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *