-->

Na manhã desta quarta-feira, 9, a Polícia Federal deflagrou a Operação Gerontes, com o objetivo de combater fraudes previdenciárias nos estados do Pará e Maranhão.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São Mateus (MA) e Marabá (PA), além do afastamento de sigilo de dados e a penhora de bens de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante a operação, dois veículos, R$ 11.765 em espécie, celulares e aparelhos eletrônicos foram apreendidos. Apesar das buscas, ninguém foi preso.

A investigação aponta que servidores do INSS inseriram informações falsas no sistema da instituição, permitindo a concessão de empréstimos consignados em nome de aposentados, resultando em prejuízos a diversas instituições financeiras.

Além disso, os envolvidos também teriam utilizado documentos falsos para deferir aposentadorias por idade para trabalhadores rurais que não atendiam aos requisitos legais.

Até o momento, a Polícia Federal identificou dois benefícios concedidos por meio desse esquema, causando um prejuízo de R$ 59.486,47 aos cofres públicos.

Se confirmadas as suspeitas, os envolvidos poderão responder por estelionato previdenciário, crime que consiste em fraudar o sistema previdenciário com a intenção de obter vantagem ilícita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO


Celso Gonçalo
Celso Gonçalo
previous arrow
next arrow
Celso Gonçalo
Celso Gonçalo
Celso Gonçalo
Celso Gonçalo
previous arrow
next arrow
Shadow

Isso vai fechar em 2147483647 segundos