-->

A Polícia Federal no Maranhão iniciou, nesta terça-feira, 3, mais uma etapa da operação Arariboia Livre, com intuito de intensificar o combate ao desmatamento ilegal nas proximidades da terra indígena Arariboia. A operação, realizada em parceria com o IBAMA e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, busca também implementar medidas de contenção e outras ações para combater crimes ambientais.

Foto: PF

Nesta fase, sete empreendimentos foram inspecionados para verificar a legalidade de suas operações e a origem da madeira encontrada. A maioria dos estabelecimentos não possuía licença dos órgãos ambientais competentes, sendo constatado o armazenamento de produtos florestais sem comprovação de origem.

Uma pessoa foi presa em flagrante por receptação qualificada e por comercializar ou armazenar madeira e outros produtos florestais sem licença válida.

Desde o início da operação Arariboia Livre, no ano passado, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, fiscalizados 98 estabelecimentos madeireiros, presos 16 indivíduos em flagrante e apreendidos 2.373,772 m³ de madeira sem Documento de Origem Florestal. Além disso, uma grande quantidade de instrumentos utilizados em infrações ambientais foi destruída ou inutilizada.

A Polícia Federal continua monitorando os alertas de desmatamento no Maranhão e planejando ações para reprimir o comércio e a receptação de recursos florestais extraídos de terras indígenas, além de combater outros crimes ambientais.

Foto Divulgação: PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *