-->

Na manhã desta terça-feira, 30, equipes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Maranhão, visando combater um esquema de importação ilegal de medicamentos para diabetes.

 

Este esquema, praticado por médicos e clínicas, envolve a utilização do medicamento de forma off label para emagrecimento.

A operação, denominada “Off Label”, é um desdobramento da prisão de um brasileiro ocorrida neste mês.

O suspeito foi detido após desembarcar de um voo vindo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com conexão na Inglaterra, trazendo 32 caixas do medicamento.

Embora o uso do medicamento seja aprovado pela Anvisa, ele não é comercializado no Brasil, e sua importação deve seguir os trâmites legais.

O suspeito tentou evitar o pagamento de impostos no valor de quase trinta mil reais, apresentando um laudo médico e receitas que, após análise dos técnicos da Anvisa, foram identificados como falsos, indicando uma intenção comercial na importação.

Em 2024, a Receita Federal tem realizado apreensões recorrentes desse tipo de medicamento.

No mês de julho, seis pessoas foram presas e 157 caixas do medicamento foram apreendidas, evidenciando a amplitude do esquema ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *