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Com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), Ministério Público Estadual (MPE), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão (OAB-MA) e do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) foi realizada nesta terça-feira, 5, Reunião Técnica com os coordenadores das Comissões de Transição de Mandato dos municípios maranhenses para orientá-los em relação às regras estabelecidas na Instrução Normativa n° 80, que dispõe sobre os procedimentos administrativos vinculados à transição de governo no âmbito do Poder Executivo municipal.

Foto: TCE-MA

Desenvolvido de forma híbrida, com participação permitida tanto de forma presencial, no Auditório do TCE quanto online em link disponibilizado pela Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex), o evento foi composto pelas seguintes palestras: “A Instrução Normativa TCE n° 80/2024, proferida pela conselheira Flávia Gonzalez Leite; “Aspectos práticos da transição de mandatos”, com o advogado Flávio Olímpio Neves Silva, Doutor em Governança; “Casos práticos da transição”, proferida pelo secretário de fiscalização do TCE Fábio Alex de Melo e “O papel do Ministério Público Estadual nas transições”, com os promotores de justiça Nahyma Ribeiro Abas e Haroldo Paiva de Brito, Coordenador da Assessoria Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

A mesa de abertura da Reunião Técnica foi composta pelo conselheiro Marcelo Tavares Silva (Presidente do TCE); o procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão Danilo José de Castro Ferreira; Renata Coqueiro (Coordenadora da Escola de Gestão dos Municípios – FAMEM ); Tatiana Maria Pereira Costa (Vice-Presidente da OAB Seccional Maranhão) e Ana Lígia Coelho Martins (Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão – CRC/MA).

Em sua fala, o conselheiro Marcelo Tavares destacou a importância do processo de transição municipal para que os serviços públicos tenham continuidade, evitando prejuízos à população e oportunizando que as futuras administrações se estruturem de forma adequada. “O cumprimento das normas de transição é indispensável para a continuidade dos serviços prestados aos cidadãos. A Reunião Técnica que realizamos buscou orientar os agentes públicos envolvidos neste processo, esclarecer dúvidas e deixar claro que o TCE atuará no sentido de que essas normas sejam obedecidas integralmente”, afirma.

Já está em atividade Grupo de Trabalho Especial criado pela Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis), com a finalidade de apurar denúncias e encaminhar representações sobre o descumprimento das regras de transição no contexto da sucessão municipal.

Foto: TCE-MA

Uma série de normas que têm por finalidade garantir que o processo de transição político-administrativa seja transparente, impessoal, marcado pela probidade e oportunize a continuidade administrativa devem ser cumpridas tanto pelo gestor que está deixando o cargo quanto pelo que vai assumi-lo.

Ao intensificar as ações voltadas ao cumprimento das normas relativas à transição nas administrações municipais, um dos efeitos esperados é a superação do descaso e da negligência que caracterizam as atitudes de alguns gestores públicos em relação à alternância de poder nos municípios, que demonstram não ter compromisso com a prevalência do interesse público, boas práticas administrativas e a obediência às leis.

Oitenta coordenadores de Comissões de Transição de Mandato participaram da Reunião Técnica de forma presencial e cento e oitenta de forma online.

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