Até o fim de 2024, o sinal da parabólica tradicional, aquela antena de grande porte, será definitivamente desligado no Maranhão.
Com isso, aproximadamente 130 mil famílias, em 148 cidades do estado, poderão se inscrever para receber gratuitamente a nova parabólica digital e continuar acessando a TV aberta via satélite.
Ao todo, mais de 317 mil famílias no estado já foram contempladas com o kit; porém, há uma preocupação com a baixa procura, visto que ainda existem 98 mil famílias que têm direito à instalação gratuita e não solicitaram o benefício
A nova parabólica digital substitui o modelo tradicional e oferece diversas vantagens, como mais de 80 canais, incluindo os regionais, com qualidade superior de imagem e som, eliminando os incômodos “chuviscos”.
Além disso, o aparelho é menor e mais moderno. Segundo o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, a mudança traz uma experiência de visualização mais nítida e agradável, mantendo a gratuidade da programação.
COMO FAZER O AGENDAMENTO GRATUITO
Para receber a nova parabólica digital gratuitamente, as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem fazer o agendamento pelo site sigaantenado.com.br ou ligar para o número 0800 729 2404.
RESPONSÁVEL PELA INSTALAÇÃO
A Siga Antenado, entidade responsável pela instalação, assegura o serviço sem custos para essas famílias, que de outra forma teriam de adquirir o aparelho, cujo valor pode variar entre R$300 e R$900 nas lojas.
CIDADES MARANHENSES
O sinal analógico será substituído nas seguintes cidades e outras localidades do Maranhão: Açailândia, Cidelândia, Itinga do Maranhão, Davinópolis, Bom Jesus das Selvas, Capinzal do Norte, Grajaú, Porto Franco, Lajeado Novo, Carolina, Santa Inês, Buriticupu, São Luís, Amarante do Maranhão, Estreito, Balsas, Formosa da Serra Negra, Barra do Corda, Feira Nova do Maranhão, Barreirinhas, Pinheiro, Satubinha, Vargem Grande, Bernardo do Mearim, São Luís Gonzaga do Maranhão, Cândido Mendes, Chapadinha, Afonso Cunha, Alto Parnaíba, Coelho Neto, Lima Campos, Junco do Maranhão, Matões do Norte, Santo Antônio dos Lopes e Poção de Pedras.