Com foco na rotina de cuidados voltados para a pessoa idosa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou a Cartilha de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, no auditório da pasta, no bairro Calhau, em São Luís.
O material tem 20 páginas e aborda o tema para a transformação da rotina de cuidados com recomendações para idosos, familiares e cuidadores e tem como objetivo orientar e estimular a adoção de hábitos que diminuam os riscos de quedas e as consequências que elas possam trazer à população idosa.
“A cartilha do idoso foi pensada para prevenir algo que tem afetado as nossas internações. Atualmente, são mais de 188 mil internações relacionadas a quedas no estado. Destas, 18% são de idosos que caem. Por isso é algo que precisamos reforçar com orientação, tanto para profissional, como também junto aos familiares e o cuidador, a fim de que possamos ajudar a pessoa idosa adaptando, acreditando e protegendo”, pontuou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
O documento será distribuído de modo impresso e digital para profissionais que atuam nas equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), bem como àqueles lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em todos os 217 municípios maranhenses.
O objetivo é fortalecer o cuidado com a pessoa idosa de forma mais objetiva desde a Atenção Primária em Saúde (APS) dos municípios, evitando assim não só quedas, mas também outros agravantes decorrentes desses acidentes, diminuindo os casos e também de internação hospitalar no estado.
“A cartilha será fundamental para transformar os determinantes sociais referentes à pessoa idosa em nosso estado. Entre esses determinantes estão o território em que essa pessoa está, a alimentação, escolaridade, situação econômica, saúde emocional, tudo isso integra um conjunto de determinantes que impactam na qualidade de vida da pessoa idosa”, detalhou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.
Entre as causas estão fraqueza e/ou perda de equilíbrio, alteração postural, redução da visão, uso incorreto de medicamentos e lesões do Sistema Nervoso (Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC).
O lançamento da cartilha contou com programação voltada para profissionais de saúde, bem como de representantes de organizações municipais e estaduais de saúde da pessoa idosa.
Para a abertura do encontro, os participantes prestigiaram a apresentação do Coral de Idosos da Policlínica do Idoso, além de também palestra com o Educador Físico especialista em Gerontologia, Rômulo Bruzaca.
“Durante a palestra nós trabalhamos alguns cuidados que podem evitar a queda. Por exemplo, a logística do local, do uso de tapetes, escadas, degraus bem sinalizados, cuidados com vestimentas, calçados, roupas longas. É importante falar também sobre a necessidade de se exercitar, de estar com as pernas fortes, porque geralmente os tropeços acontecem por falta de força para se locomover, e aliado a isso está o trabalho multifuncional e os cuidados com a visão e o uso dos medicamentos na hora certa”, disse o educador Rômulo Bruzaca.
Presente na solenidade de lançamento da cartilha, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Isabel Lopizic, parabenizou a SES.
“A cartilha é fundamental na medida em que você pode acrescentar vida a essas pessoas, porque a queda atrapalha muito e, às vezes, leva ao óbito, ou então deixa a pessoa com mobilidade reduzida e ou ainda tira a qualidade de vida dela. A gente precisa envelhecer e ter qualidade”.
A coordenadora da Pessoa Idosa do Município de São Luís, Aline Matos de Oliveira, comentou do ineditismo do documento no estado.
“É extremamente importante porque a gente ainda não tinha uma ferramenta voltada para isso no nosso município. Então, é realmente uma ferramenta inovadora que vai conseguir fazer a busca ativa desses pacientes, reduzir o número de internações causadas por queda, consequentemente antibiótico-terapia, evitando também complicações para a pessoa idosa”.
Também participaram do lançamento da Cartilha de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira; o coordenador das Unidades Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques; o presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão (ABRAZ-MA), Herbert Veracruz; e a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de São Luís, Débora Jataí.