O manual, elaborado pelo Sebrae, tem como objetivo estreitar a relação entre a gestão municipal e o setor de microempreendedores.
O Guia da Prefeitura Empreendedora – Como fazer uma gestão municipal que fortaleça o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida da população, foi apresentado para os prefeitos e prefeitas recém-eleitos, como forma de auxiliar a transição da nova gestão, nesta segunda-feira (11), durante o IV Encontro para Novos Gestores, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), no audiório da ALEMA. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de dezenas de municípios de todas as regiões do Maranhão.
Em sua fala, o Diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, explicou aos novos gestores o papel do Sebrae na cadeia produtiva nas cidades e em seguida apresentou o Guia que mostra como trabalhar parcerias dentro das cidades com os pequenos negócios. Para ele, as prefeituras são as grandes parceiras do Sebrae no desenvolvimento ao microempreendedor local. “Estamos trabalhando a desburocratização, para favorecer o pequeno, e, principalmente, para proporcionar que o recurso transite dentro do próprio município. Isso é fundamental para que seus municípios tenham renda, para que as pessoas fiquem em sua cidade, e para melhorar a qualidade de vida delas”, frisou.
Ainda em seu discurso, o superintendente reforçou a importância de os gestores municipais buscarem conhecimentos para aplicarem em suas cidades e nas suas gestões. “Precisamos dos senhores prefeitos e prefeitas, para fazermos um trabalho de desenvolvimento dentro das cidades. Valorizem os agentes, entendam o que nós, junto com as entidades de apoio ao empreendedorismo fazemos, de que forma podemos ajudar, para que façamos com que realmente o Maranhão cresça e se desenvolva”.
O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo, que também participou do evento, aconselhou os gestores das cidades que não deixem os projetos apenas no papel, mas que busquem conhecimento e parcerias para fortalecer a economia local através das pequenas empresas. “O Sebrae tem muito a oferecer para as prefeituras, como capacitações para os gestores que estão chegando nessa nova jornada. Nós funcionamos como uma espécie de elo entre os diversos setores e a sociedade”, explicou Gonçalo.
O Guia Prefeitura Empreendedora é uma ferramenta fundamental para o planejamento da gestão das prefeituras, e oferece informações necessárias sobre os desafios da nova administração com abordagens para a formulação de políticas públicas locais, como podem contar com os serviços e os programas do Sebrae, com destaque para o Programa Cidade Empreendedora, bem como a importância de os novos gestores adotarem boas práticas do desenvolvimento sustentável, entre outros temas.
O encontro contou, também, com as presenças do presidente da Famem, prefeito Bigu Oliveira; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Gonçalo Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Marcelo Tavares, entre outras autoridades.