O Projeto ‘Ópera para Todos’, que completa 27 anos e utiliza ópera como instrumento de alfabetização para crianças em São Luís, apresentará o espetáculo, a ‘Ópera Aída’, no dia 30 de novembro às 19h na Praça Maria Aragão com a participação de alunos de escolas municipais da capital.
A iniciativa, voltada para crianças de 6 a 8 anos, foi idealizada pela educadora Ceres Murad e busca estimular a leitura e a escrita, além de desenvolver o lado criativo e cultural de estudantes das redes pública e privada.
“Eu acho que é um desejo de todo professor, enquanto ele educa e transmite conhecimentos, que aquela criança desenvolva habilidades sócio-emocionais. Isso é um dos grandes problemas no mundo hoje. Tem na escola, especialmente na escola pública, esse grande desafio de que as crianças sejam alfabetizadas no primeiro ano”, explicou a educadora.
O Ópera para Todos tem como foco transformar o aprendizado diário em uma jornada artística fascinante para os estudantes da capital maranhense. O projeto utiliza estudos de peças de música erudita para despertar o interesse das crianças no aprendizado.
Este ano, a ópera escolhida para o processo de alfabetização foi “Aída” de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni se passa no Egito Antigo e narra a história de amor e ciúmes entre a escrava etíope Aída e Radamés, o general das forças militares egípcias. O amor do guerreiro egípcio por Aída o leva a caminhos difíceis, em um conflito entre amor e lealdade à pátria.
Projeto e idealizadora – Pioneiro no Brasil, o Projeto Ópera para Todos é uma iniciativa consolidada no calendário cultural de São Luís. A metodologia revolucionária desenvolvida pela professora Ceres Murad tem reconhecimento nacional.
Ceres é foi professora da UFMA e atualmente é reitora na UNDB – Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco/ Colégio Dom Bosco. Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2007) – tese A ópera como mediador no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças de baixa renda, ela é graduada em Pedagogia (UFMA, 1979), tem especialização em Psicologia Social, Mestrado em Educação Básica (1996) – dissertação Pais Parceiros no Processo e Aprendizagem da Leitura e é assistente e Diretora Pedagógica no Colégio Dom Bosco – MA, desde 1974, na Educação Infantil e Ensino Fundamental.