Os candidatos que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 por motivos logísticos ou por doenças previstas no edital do exame poderão solicitar a reaplicação das provas.
A reaplicação está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro, e haverá apenas uma nova oportunidade de realizar o exame.
A solicitação deverá ser feita pelo participante entre os dias 11 e 15 de novembro, na Página do Participante.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará as solicitações e a documentação apresentada de forma individual.
Os candidatos podem solicitar a reaplicação apenas do dia de prova perdido, desde que tenham uma justificativa válida.
Quem faltou ao primeiro dia por problemas logísticos ou doenças deverá comparecer ao segundo dia de aplicação regular, marcado para 10 de novembro, e solicitar a reaplicação apenas do dia em que esteve ausente.
SITUAÇÕES QUE PERMITEM A REAPLICAÇÃO
Segundo o edital do Enem 2024, é permitido solicitar a reaplicação do exame se o candidato não pôde comparecer por estar infectado com doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doenças meningocócicas e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela ou covid-19.
Além disso, a reaplicação será considerada em casos de problemas logísticos como desastres naturais, falhas na infraestrutura do local, falta de energia elétrica que afete a visibilidade por ausência de luz natural, ou erros de execução que causem comprovado prejuízo ao candidato.
As análises serão realizadas levando em conta notificações locais, como relatórios da Defesa Civil em casos de desastres naturais.
Vale ressaltar que indisposições ou problemas de saúde ocorridos durante o exame, que levem o candidato a sair da sala sem concluir as provas, não são motivos válidos para solicitar a reaplicação.
PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para realizar a solicitação de reaplicação, o participante deve enviar um documento comprobatório que justifique sua ausência.
O pedido será analisado apenas após o envio do documento. Conforme o edital, apenas o envio do pedido e da documentação não garantem a reaplicação; é necessário que o Inep aprove a solicitação.
No caso de problemas de saúde, o candidato deve anexar um atestado médico assinado e identificado com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e incluir a Classificação Internacional de Doença (CID 10) que justifique a ausência.
Participantes internados devem enviar uma declaração da unidade de saúde onde estiveram, com informações como nome completo, CPF e indicação da disponibilidade de condições para a aplicação do Enem no local.
Após o envio da documentação, os dados informados não poderão ser alterados na Página do Participante.
COMO SERÁ A REAPLICAÇÃO DO ENEM 2024
Assim como na aplicação regular, as provas de reaplicação terão 180 questões objetivas distribuídas entre as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além da redação dissertativa-argumentativa. Porém, o conteúdo das questões e o tema da redação serão diferentes dos aplicados no exame regular.
A reaplicação será realizada em dois dias consecutivos, 10 e 11 de dezembro, uma terça-feira e uma quarta-feira.
Os recursos de acessibilidade como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para pessoas com deficiência visual não serão oferecidos nesta edição de reaplicação, embora o Inep vá disponibilizar tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura.
Os resultados da reaplicação estarão disponíveis em 13 de janeiro de 2025, junto com os resultados das provas regulares do Enem 2024.
Os candidatos poderão acessar as informações sobre a aprovação do pedido, o local da reaplicação e os horários de prova pela Página do Participante.