Um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), revelou que um erro de um controlador de voo, em dezembro de 2020, quase resultou em uma grave colisão entre duas aeronaves no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
As aeronaves envolvidas foram um Embraer ERJ-195, da Azul, vindo do Rio de Janeiro, e um Boeing 737-800, da Gol, com destino a Salvador.
De acordo com o documento, o voo da Gol aguardava na pista de decolagem quando a Torre de Controle autorizou a aterrissagem do voo da Azul na mesma pista.
Ao notar o risco, a tripulação da Gol alertou que ainda estava na área de decolagem, levando o controlador a instruir a aeronave da Azul a realizar uma manobra de arremetida.
Nesse momento, as aeronaves chegaram a uma distância de apenas 22 metros, mas não houve danos aos aviões e todos os passageiros saíram ilesos.
O relatório do Cenipa indica que o controlador envolvido no incidente tinha 11 anos de experiência e havia passado recentemente por um afastamento médico por motivos de saúde.
Ele também relatou estar emocionalmente abalado por problemas familiares e com dificuldades para dormir, fatores que podem ter contribuído para o incidente.
Os colegas de trabalho descreveram o controlador como um profissional dedicado e bem-preparado, com um bom relacionamento com a equipe e reconhecido por seu humor estável.