-->

O balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) indica uma redução na taxa de ausência dos candidatos inscritos, de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024, para as provas de linguagens, ciências humanas e redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Ministro Camilo Santana

O MEC também constatou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem, um aumento em comparação aos 58% de 2023. Em 14 estados, a taxa de inscrição chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não alcançou essa proporção foi o Maranhão (83%).

Segundo Camilo Santana, “consideramos um avanço significativo, fruto dos esforços do ministério para incentivar a inscrição dos alunos no Enem. Até 2023, sempre houve uma queda no número de inscritos, e agora estamos vendo um aumento, com quase 1 milhão a mais de candidatos.”

As provas e a redação foram realizadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas. O ministro informou que 90% dos candidatos foram alocados em até 10 quilômetros de suas residências, destacando isso como um passo importante este ano. Ele também afirmou que “todas as ações deste ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve melhorias nos protocolos de segurança.

Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por violar as regras, como deixar o local de prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não seguir as orientações dos fiscais.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. Camilo Santana assegurou que “os participantes que foram afetados por algum problema logístico podem solicitar a realização de uma nova prova” através da página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *