A Meta, proprietária do Instagram, WhatsApp e Facebook, está desenvolvendo uma nova tecnologia para aproximar influenciadores digitais de seus seguidores: o Creator AI.
Com esse recurso, a empresa possibilitará a criação de “clones” virtuais de pessoas famosas, capazes de interagir com os fãs em nome dos criadores.
O Creator AI, uma das novas ferramentas baseadas em inteligência artificial da Meta, permitirá que influenciadores digitais tenham versões virtuais que respondam automaticamente às mensagens de seus seguidores com o estilo do próprio criador de conteúdo.
A primeira versão do recurso, focada em interações por mensagens de texto, foi lançada em julho deste ano nos Estados Unidos.
Já uma versão mais avançada, com suporte a interações em vídeo simuladas, está prevista para estrear no início de 2025.
Em uma demonstração recente, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, apresentou a tecnologia ao público, interagindo com a versão virtual de um influenciador.
A empresa descreve o Creator AI como uma “extensão do perfil no Instagram”, ideal para influenciadores que desejam intensificar o contato com sua audiência.
Além do Creator AI, a Meta está testando outra funcionalidade para influenciadores, que permite dublar automaticamente áudios do Reels para outros idiomas.
A tecnologia, que também utiliza inteligência artificial, simula a voz do criador de conteúdo em outro idioma e sincroniza a movimentação dos lábios, proporcionando um resultado realista.
A ferramenta já está sendo testada no Instagram e no Facebook, com influenciadores dos Estados Unidos e da América Latina que publicam conteúdo em espanhol e inglês.
Segundo a Meta, a intenção é expandir a funcionalidade para mais criadores e idiomas.
COMO O CREATOR AI VAI FUNCIONAR
Desenvolvido para influenciadores, o Creator AI faz parte da plataforma AI Studio da Meta, onde os criadores podem configurar suas versões virtuais.
Além de personagens inspirados em pessoas reais, a plataforma permite a criação de IAs independentes, baseadas no modelo Llama, que sustenta a inteligência artificial Meta AI integrada ao WhatsApp, Instagram e Messenger.
A AI Studio utiliza conteúdos publicados pelos influenciadores, como legendas de fotos e postagens no Threads, para ajustar as respostas da versão virtual.
Criadores também podem personalizar a IA, indicando temas que ela deve evitar.
Com isso, os clones virtuais podem responder perguntas comuns e interagir por meio de mensagens diretas e comentários nos Stories, mantendo a personalidade do influenciador.
A Meta afirma ter implementado políticas para garantir o uso seguro da tecnologia.
Por exemplo, todas as respostas geradas pela inteligência artificial serão identificadas para que os usuários saibam quando estão interagindo com uma versão virtual.
DESAFIOS E CRÍTICAS AO META AI
Apesar das novidades, a Meta enfrentou críticas por erros cometidos pela Meta AI, sua inteligência artificial aplicada a outros produtos.
Usuários relataram problemas, como cálculos matemáticos incorretos e respostas falhas ao mencionar pessoas ou memes conhecidos.
A Meta se comprometeu a aprimorar esses aspectos para oferecer experiências mais confiáveis e precisas.