O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou sua previsão climática para novembro de 2024, indicando padrões de chuvas e temperaturas que podem impactar significativamente a agricultura em várias regiões do país.
Segundo o prognóstico, a maior parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas devem registrar precipitação dentro ou acima da média histórica, o que favorece o desenvolvimento agrícola nessas áreas.
No entanto, a previsão é diferente para o Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média climatológica, especialmente na região do Matopiba (que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Com essa redução de umidade no solo, o plantio da soja pode enfrentar dificuldades de avanço nessas áreas.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas regulares previstas para novembro devem contribuir para a recuperação dos níveis de umidade no solo, beneficiando o plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
No Sul do país, onde a previsão é de chuvas dentro da média histórica, a umidade no solo se manterá elevada, o que deve favorecer os cultivos de inverno em fase de enchimento de grãos e o início da safra de 2024/2025.
PREVISÃO DE TEMPERATURAS
Em relação às temperaturas, o Inmet prevê que elas devem ficar acima da média em grande parte do Brasil.
Em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, onde se espera calor excessivo, as temperaturas médias poderão superar os 28ºC, com possibilidade de dias mais intensos de calor.
No entanto, localidades específicas no leste do Sudeste e Sul do país poderão ter temperaturas próximas ou levemente abaixo da média, em função de dias consecutivos de chuva que ajudam a amenizar o calor.
O Inmet, que atua como representante do Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950, é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e elabora esses prognósticos para orientar setores como a agricultura, que dependem diretamente das condições climáticas para planejamento e execução das safras.