As festas de fim de ano trazem boas notícias para o mercado de trabalho no Maranhão: a expectativa é de que sejam abertas cerca de 1.400 vagas temporárias no comércio.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), o estado deve criar aproximadamente 1.404 novas oportunidades de emprego no último trimestre de 2024, com a capital, São Luís, concentrando 726 dessas vagas.
A projeção de novas contratações foi calculada a partir de dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em outubro, o Icec de São Luís atingiu 121,6 pontos, ultrapassando a zona de otimismo (100 pontos) e registrando um crescimento de 3% em relação ao mês anterior.
Esse otimismo, segundo a Fecomércio, reflete a visão positiva dos empresários sobre o cenário econômico atual e a disposição para expandir os quadros de funcionários.
Em comparação com o último trimestre de 2023, as contratações deste ano representam um aumento de 10,3%.
No ano anterior, o comércio varejista de São Luís gerou 659 novos postos de trabalho, enquanto, no Maranhão como um todo, foram 1.273 empregos formais, conforme o Caged.
A chegada de datas como Black Friday e Natal tem estimulado os empresários a se prepararem para atender ao aumento nas vendas.
Para o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, o cenário é “animador” e demonstra o alinhamento entre a confiança dos empresários e as expectativas dos consumidores, o que potencializa as vendas e os lucros e, consequentemente, amplia a oferta de empregos temporários.
Além disso, o aumento da renda familiar, impulsionado pela melhora nas taxas de ocupação, fortalece o poder de compra, incentivando o consumo, especialmente no setor de bens de consumo.
Esse ambiente mais favorável, segundo a Fecomércio, deve contribuir não apenas para impulsionar as vendas, mas também para consolidar e fortalecer o mercado de trabalho local, que aproveita o movimento aquecido do fim de ano para expandir seu quadro de funcionários.