A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizará evento para divulgar experiências que destaquem a ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance. O momento será voltado aos laboratórios das instituições de pesquisa, que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na área.
A ESG refere a práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial. O evento acontece na terça-feira (5), a partir das 9h, na Black Swan, avenida Daniel de La Touche, Cohama, e contará com presença de consultores de Desenvolvimento de Negócios da ExxonMobil Exportação Brasil.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, que fará a abertura do evento, avalia o momento como importante para fortalecer o ecossistema científico e unir pesquisa e mercado. “Será uma oportunidade para os laboratórios apresentarem suas inovações e contribuições, em um contexto que priorize a sustentabilidade. Teremos um espaço para o diálogo e fortalecimento do ecossistema de inovação no Maranhão, alinhando as pesquisas às demandas do setor produtivo, e considerando as boas práticas organizacionais”, pontua.
O diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla, complementa que o evento vai mostrar o potencial dos nossos laboratórios e sua convergência com esta tendência de administração. “Vamos promover uma discussão necessária sobre responsabilidade social e ambiental nas organizações e seu reflexo no desenvolvimento regional. O Maranhão tem um potencial enorme, especialmente na exploração de petróleo e gás, e é essencial que nossos pesquisadores estejam preparados para contribuir com soluções que beneficiem a sociedade e preservem o meio ambiente”, observa.
Momento de integração
Antecedendo o evento, na segunda-feira (4), consultores de Desenvolvimento de Negócios da ExxonMobil Exploração Brasil estarão na sede da Fapema para dialogar e compartilhar insights acerca das inovações no campo do petróleo e gás. O momento será para fortalecer parcerias e debater estratégias que promovam a sustentabilidade nas operações e negócios da região.
Os consultores também apresentarão projetos e iniciativas que a ExxonMobil tem desenvolvido, buscando engajar os participantes em um debate produtivo sobre como integrar esses princípios nas atividades empresariais. “Este momento será mais uma valiosa oportunidade para troca de experiências e conhecimentos sobre esta rede de apoio em torno de práticas ESG”, observa Cristiano Capovilla.
Cenário de oportunidades
A Fapema trilha o caminho da inovação e reforço deste ecossistema e, em junho deste ano, em colaboração com a Gasmar, promoveu workshop voltado para a capacitação dos laboratórios, com foco na captação de recursos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O evento teve presença de técnicos da agência, que orientaram os pesquisadores sobre como se habilitar para colaborar com a Petrobras, na exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial Brasileira, uma região com um potencial estimado em até 30 bilhões de barris de petróleo.
Um cenário promissor pode gerar até 70 mil empregos diretos e aumentar o PIB do Maranhão em 14%. Além disso, a Confederação Nacional da Indústria estima que a Petrobras, ao investir US$ 800 milhões em pesquisas na Bacia de Barreirinhas, pode criar até 326 mil empregos e proporcionar um incremento de R$ 65 bilhões no PIB dos estados do Norte e Nordeste.
“Portanto, este encontro na Fapema representará uma vitrine para os laboratórios maranhenses e um firme apoio a um modelo de desenvolvimento sustentável, que prioriza a inovação e a responsabilidade social. A participação de empresas como a ExxonMobil é um diferencial para essa conexão, abrindo novas oportunidades para a pesquisa e o desenvolvimento no Maranhão”, conclui Nordman Wall.