O Governo do Maranhão dará início, nesta quinta-feira, 7, ao programa “Meu Celular de Volta”, uma iniciativa inédita que visa devolver aparelhos roubados ou furtados aos seus proprietários.
A primeira entrega ocorrerá no Ginásio Costa Rodrigues, localizado no centro de São Luís, a partir das 8h, com a devolução de mais de 500 celulares.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e executado pela Polícia Civil do Maranhão, o programa tem o objetivo de intensificar o combate aos roubos e furtos de celulares no estado.
Os aparelhos que serão devolvidos foram apreendidos durante operações policiais e dois mutirões realizados na Grande Ilha, onde cerca de duas mil pessoas foram intimadas a comparecer para a identificação dos dispositivos.
A identificação dos aparelhos foi possível graças ao registro do número de IMEI no Boletim de Ocorrência feito pelos proprietários, permitindo o rastreamento dos dispositivos.
Apenas as pessoas previamente contatadas pelas autoridades devem comparecer ao local de entrega.
Para recuperar o celular, será necessário apresentar documento de identidade com foto, o Boletim de Ocorrência (ou número do B.O.) e comprovar a propriedade do aparelho.
Em casos de falta de nota fiscal, a equipe analisará individualmente cada situação.
O programa “Meu Celular de Volta” atende vítimas de roubo, furto e perda de celular que registraram o B.O. informando o número de IMEI do dispositivo.
Este primeiro ciclo de devoluções será seguido pela expansão do programa para outras regiões, incluindo a cidade de Imperatriz e, posteriormente, municípios do interior do estado.