-->

A partir desta segunda-feira, 4, o Ministério da Saúde vai adotar um novo esquema de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos, substituindo as duas doses de reforço da vacina oral (VOPb) por uma dose de vacina inativada (VIP).

Com a mudança, todo o esquema vacinal contra a doença passará a ser administrado exclusivamente com a vacina injetável VIP.

O novo cronograma prevê a aplicação de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço injetável aos 15 meses.

Anteriormente, o esquema incluía duas doses de reforço com a vacina oral em gota, administradas aos 15 meses e aos 4 anos.

A decisão foi tomada em reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com a presença de representantes da Sociedade Científica, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil está sem casos de poliomielite há 34 anos e, ao longo dos últimos 47 anos, o uso da vacina oral foi fundamental na estratégia nacional de erradicação da doença, desde sua introdução em 1977.

One thought on “Brasil adota novo esquema de vacinação contra poliomielite com dose única injetável

  1. Não sou médico, não sou infetologista, apenas um cidadão que tem o direito de se manifestar.
    Zé Gotinha sempre deu certo e nunca precisou injetar medicamento intramuscular. Há centenas de casos de medicamentos injetáveis que causaram sérios efeitos colaterais, reações adversas, etc.
    Com certeza tem dedo ‘grosso’ metido nesse procedimento.
    Agora é o ‘Zé Furinho’ que vai dar as cartas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *