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A partir desta sexta-feira, 1º, está em andamento o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A iniciativa, que vai até o dia 30 de novembro, tem como objetivo facilitar a negociação de dívidas bancárias e apoiar consumidores na reorganização financeira.

Os bancos participantes oferecerão condições especiais para negociação, incluindo opções de parcelamento, descontos no valor devido e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme as políticas de cada instituição.

O QUE PODE SER NEGOCIADO?

Segundo a Febraban, serão elegíveis para negociação as dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso, desde que não envolvam garantias (como veículos ou imóveis) ou estejam prescritas.

PASSO 1: VERIFIQUE SUAS DÍVIDAS

Para participar, o consumidor deve saber o montante e com quais instituições possui débitos.

Isso pode ser feito por meio do Registrato, uma ferramenta do Banco Central que detalha o relacionamento do usuário com bancos e instituições financeiras, exibindo informações como saldo devedor e status das dívidas.

PASSO 2: REALIZE A RENEGOCIAÇÃO

Com as informações em mãos, o consumidor deve se cadastrar no site Consumidor.gov (com conta prata ou ouro).

O processo para registrar uma reclamação e iniciar a renegociação é o seguinte:

– Procure a instituição financeira e verifique se ela está registrada.

– Clique em “Registrar reclamação” e preencha as informações solicitadas.

– No campo “Problema”, escolha “Renegociação/parcelamento de dívida”.

– Descreva o valor a ser renegociado e faça seu pedido à instituição.

– Envie anexos, como documentos, se necessário, e finalize o processo.

Alternativamente, o consumidor pode negociar diretamente com seu banco nos canais oficiais da instituição.

QUEM PODE NEGOCIAR?

Podem participar clientes pessoa física com dívidas bancárias em atraso, desde que os débitos não tenham bens dados em garantia ou estejam em dia.

OS Consumidores superendividados (que não conseguem pagar as dívidas e manter as despesas básicas de subsistência) são orientados a buscar ajuda no Procon, pois o mutirão não é recomendado para esses casos.

ENTENDA AS CATEGORIAS:

Endividado: possui dívidas, mas está em dia com os pagamentos.

Inadimplente: deixou de pagar uma ou mais prestações, podendo ter o CPF negativado.

Superendividado: não consegue quitar dívidas sem comprometer sua subsistência ou a da família.

Entre as instituições participantes estão:

  • Banco BMG
  • Banco BV
  • Banco Carrefour
  • Banco Daycoval
  • Banco do Brasil
  • Banco do Nordeste
  • Banco Fibra
  • Banco Inter
  • Banco Mercantil
  • Banco Original e Picpay
  • Banco Pan
  • Banco Semear
  • Banco Volkswagen
  • Banpará
  • Banrisul
  • Bradesco
  • C6 Bank
  • Caixa Econômica Federal
  • Cetelem
  • Digimais
  • Itaú Unibanco
  • NBC Bank
  • Paraná Banco
  • Safra
  • Santander e Santander Financiamentos
  • Senff
  • Sicredi
  • Tribanco

Se o banco do consumidor não estiver na lista, ainda é possível buscar a central de atendimento da instituição para tentar uma negociação.

Para consumidores que enfrentarem problemas ao tentar negociar com suas instituições financeiras, os Procons de todo o país estarão disponíveis para fornecer orientação e suporte no processo.

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