Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta sexta-feira, 1º, em uma área de mata na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, após uma colisão com outra aeronave militar.
O caso ocorreu próximo à Academia da Força Aérea (AFA), localizada no município.
O piloto da aeronave acidentada conseguiu ejetar-se a tempo e foi resgatado pela equipe da FAB, recebendo atendimento médico e estando em condição estável, de acordo com a AFA.
O segundo avião, envolvido na colisão, conseguiu pousar em segurança, sem feridos entre seus ocupantes.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram a área da queda em chamas, indicando que houve uma explosão no momento do impacto.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou a explosão e informou que o piloto foi socorrido pela própria Força Aérea.
SEGUNDO ACIDENTE EM DUAS SEMANAS
Este é o segundo acidente com uma aeronave da FAB em um intervalo de apenas 15 dias. No último dia 22, um caça modelo F-5M caiu durante um voo de treinamento na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.
O piloto daquele voo também conseguiu ejetar-se com sucesso antes da queda e foi resgatado com vida.
A FAB afirmou que os acidentes estão sendo investigados para determinar as causas dos problemas enfrentados pelas aeronaves durante as operações.
NOTA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP).
Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada.
O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.