O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ganhará um novo cronograma após o adiamento da divulgação dos resultados finais. A data de publicação da lista de aprovados foi remarcada para 11 de fevereiro de 2025, conforme anunciou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (21).
De acordo com a nota oficial do MGI, o governo federal firmou um acordo judicial para garantir a continuidade do concurso, o que permitirá que 32.260 novos candidatos tenham suas provas discursivas corrigidas pela banca responsável. A mudança foi necessária devido ao tempo adicional necessário para corrigir as provas, que, por sua vez, exigiu o estabelecimento de um novo cronograma para o cumprimento das etapas restantes.
Apesar do atraso, o MGI garantiu que todos os candidatos já habilitados continuam participando do certame. As provas, que foram realizadas no dia 18 de agosto, mobilizaram cerca de 970 mil candidatos em 228 municípios de todo o Brasil. O concurso, que ficou conhecido como o “Enem dos Concursos”, tem sido considerado o maior da história do país.
O concurso unificado foi inicialmente marcado para 5 de maio, mas foi adiado às vésperas, em 3 de maio, devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o exame contou com provas objetivas, com uma matriz comum a todos os candidatos, e provas específicas e dissertativas, organizadas por blocos temáticos.
Com uma taxa de abstenção de 54,12%, segundo o MGI, o CNU continua sendo uma importante oportunidade para milhares de brasileiros em busca de estabilidade no serviço público.