-->

Com estrutura física e tecnologia avançada, Zona de Processamento de Exportação do Maranhão será a mais moderna do país.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) realizou, durante a semana, os estudos iniciais para a criação da ZPE digital. Será a primeira Zona de Processamento de Exportação do Brasil adaptada ao impositivo global da tecnologia, apoiada por um data center (centro de processamento de dados), por energia renovável e por um banco de baterias, com possibilidade de instalação de startups da região.

A ZPE digital está sendo planejada com a parceria já estabelecida entre a SEDEPE e as universidades, tendo a colaboração do professor titular do IFMA, Jomar Vasconcelos, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Sob a coordenação do secretário José Reinaldo Tavares, todas as quintas-feiras, um grupo de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas (UFMA, UEMA, UNICEUMA, IFMA) se reúne no órgão para debater soluções aos problemas do Estado e se debruçar em torno de projetos de desenvolvimento.

“Será um projeto estratégico que colocará o Maranhão na vanguarda no setor. Isso nos projetaadiante e da um impulso enorme ao sistema de educação do Maranhão, na ciência e tecnologia, avalia o ex-governador e secretário.

Brandão com secretários José Reinaldo, Luis Fernando Silva e equipe da SEDEPE: apoio integral ao projeto de ZPE digital.

José Reinaldo explica que a ideia prevê a vinda degrandes empresas do setor e treinamento em massa de especialistas para desenvolverem startups, empresas de TI (Tecnologia da Informação). Conhecimento atrai conhecimento”, destaca.

A proposta, de criação de um cluster de empresas digitais e de tecnologia visando à utilização da estrutura de isenção de impostos da ZPE, já conta com apoio do governador Carlos Brandão, do presidente da Associação de ZPEs no Brasil, Helson Braga; do SENAI- MA; SENAI-SP; da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e o entusiasmo do ex-presidente José Sarney. Entre as vantagens, estão incluídas as isenções de impostos para exportação, com conta bancária no exterior e localização física da ZPE.

A SEDEPE agora trabalha no esboço do projeto, que será apresentado à ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; ao presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli e ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aluísio Mercadante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *