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O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vai lançar, em 12 de outubro, uma campanha voltada para a conscientização sobre a crise sanitária enfrentada por milhões de crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com o Unicef, 12,2 milhões de jovens no país não possuem acesso ao esgotamento sanitário, e 2,1 milhões vivem sem água potável.

A falta de saneamento adequado tem sérios impactos na saúde, no desenvolvimento físico e na educação desses jovens.

O Unicef alerta que 70% dos afetados são crianças e adolescentes que se identificam como pretos ou pardos, e que 25% das crianças indígenas também não têm acesso à água.

As regiões mais atingidas pela crise são o semiárido nordestino e a Amazônia.

A campanha contará com o apoio do personagem Ratinho, do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” da TV Cultura, e tem como objetivo arrecadar fundos para projetos que garantam o acesso a água, saneamento e higiene, especialmente em escolas e comunidades vulneráveis.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 6, que trata da gestão sustentável da água e saneamento para todos.

O relatório “Thirsting for a Future”, do próprio Unicef, alerta que até 2040 cerca de 600 milhões de crianças em todo o mundo viverão em áreas de escassez extrema de água, agravada pelas mudanças climáticas e pela má gestão dos recursos hídricos.

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