-->

A população da Ucrânia sofreu uma queda drástica de cerca de 10 milhões de pessoas desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira, 22, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Florence Bauer, diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), informou que a diminuição populacional se deve a um êxodo em massa e a uma queda acentuada na taxa de natalidade.

Em Genebra, Bauer destacou que a população ucraniana já havia diminuído em 10 milhões desde 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia.

O relatório da UNFPA aponta que, antes do conflito, a Ucrânia enfrentava sérios desafios demográficos, incluindo uma das menores taxas de natalidade da Europa.

A diretora observou que a migração em busca de melhores oportunidades por parte dos jovens e o envelhecimento da população também contribuíram para essa situação.

Desde o início da guerra, aproximadamente 6,7 milhões de pessoas deixaram o país, enquanto a taxa de natalidade caiu para apenas um filho por mulher, um dos índices mais baixos do mundo e muito abaixo do necessário para a renovação populacional, que é de 2,1 crianças por mulher.

Bauer lamentou, ainda, que o conflito tenha causado um número significativo de mortes, exacerbando ainda mais a crise demográfica da Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *