-->

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos turísticos do Brasil, ganhará melhorias na estrutura destinada à recepção de visitantes.

O Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO, lançou um edital para contratar consultoria que organizará a mobilidade interna dos frequentadores.

A unidade foi reconhecida em 2024 como Patrimônio Mundial Natural.

Empresas interessadas podem enviar propostas até 25 de novembro de 2024, utilizando a plataforma de licitações da UNESCO.

O projeto inclui estudos e planejamento voltados à circulação adequada de turistas, com o mapeamento de trilhas, vias para veículos e outras modalidades, como trekking e ciclismo.

A iniciativa também prevê a criação de áreas de estacionamento e um plano de sinalização para melhorar a experiência dos visitantes.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o objetivo é fortalecer a acessibilidade e preservar o meio ambiente.

“Esse projeto faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e o ICMBio para promover o turismo sustentável e a conservação de áreas naturais protegidas, reforçando o compromisso do Brasil com a preservação de seus patrimônios naturais e culturais”, frisa Sabino

O Ministério do Turismo trabalha em um plano para o desenvolvimento sustentável do turismo na região dos Lençóis Maranhenses, promovendo a inclusão social e gerando emprego e renda para os moradores locais.

A Pasta também coordena o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, responsável por promover o turismo com foco na preservação.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange cerca de 155 mil hectares, é uma zona de transição entre os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia.

O local é conhecido por suas dunas de areia branca e lagos formados por águas pluviais, compondo uma paisagem de beleza singular.

A visibilidade internacional do parque e outros patrimônios brasileiros tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo.

Em agosto de 2024, durante uma missão oficial em Paris, o ministro Celso Sabino discutiu com a UNESCO novas candidaturas brasileiras para o título de Patrimônio Mundial, incluindo o Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), sede da COP 30 em 2025.

Com o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses, o Brasil passou a ter oito patrimônios naturais mundiais, liderando o ranking de países da América do Sul com maior número de áreas protegidas reconhecidas pela UNESCO, somando 24 patrimônios naturais e culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *