O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, em São Paulo. A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, às emissoras Record e Globo Esporte. Maguila, um dos maiores ícones do boxe brasileiro, vinha enfrentando complicações de saúde há anos e estava residindo no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior paulista.
De acordo com o centro, Maguila apresentou uma piora significativa em seu quadro de saúde nos últimos dias, o que levou à sua transferência para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu.
O ex-pugilista teve uma carreira brilhante, se consagrando como um dos principais nomes do boxe nacional durante os anos 80 e 90. Maguila foi o principal nome do esporte no Brasil por mais de uma década, acumulando vitórias que lhe renderam fama internacional. Lutando com garra e determinação, ele chegou a disputar o título mundial de boxe, levando o nome do país para os ringues mais renomados.
Nos últimos anos, Maguila lidou com uma série de complicações de saúde decorrentes da encefalopatia traumática crônica, doença neurodegenerativa comumente associada a boxeadores e lutadores de esportes de contato.