-->

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou um novo mamógrafo adquirido por meio de um investimento de R$ 1,2 milhão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

O novo equipamento, que oferece imagens de alta resolução e permite diagnósticos mais precisos com baixas doses de radiação, também inclui um software de detecção automatizada.

Além disso, sua capacidade ampliada permitirá que o HU-UFMA aumente em 20% o número de exames mensais, passando dos atuais 200 para 240.

O mamógrafo substituirá o anterior, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

A entrega do mamógrafo faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Arthur Chioro destacou que 95% dos casos de câncer de mama podem ser curados quando o diagnóstico é precoce.

“Este mamógrafo é um potente aliado no combate ao câncer de mama, disponibilizado para a sociedade do Maranhão já que esse Hospital Universitário é referência não só para São Luís, mas para 217 municípios atendidos aqui. É mais um instrumento na linha de enfrentamento da prevenção e do diagnóstico precoce e que vai defender a vida”, disse.

TECNOLOGIA DE PONTA

O novo mamógrafo tem capacidade para realizar biópsias guiadas por imagem, além de ser ergonomicamente projetado para garantir maior conforto aos pacientes, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância da aquisição para otimizar os processos hospitalares e elevar o padrão de cuidado com a saúde da mulher.

O evento também contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, que reforçou a importância das parcerias entre o estado e o Hospital Universitário.

“Quanto mais pudermos avançar na construção e nessa conexão, quem tem a ganhar é a população maranhense, respeitando o campo de conhecimento universitário, mas sobretudo pensando na assistência à saúde”, afirmou.

Após a inauguração, a comitiva visitou as instalações onde o novo mamógrafo foi instalado, além de outros setores do HU-UFMA.

Entre os presentes estavam membros do Conselho Executivo da Ebserh, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, e o assessor institucional da universidade, Natalino Salgado Filho, além de diversas autoridades e profissionais do hospital.

SOBRE A EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é vinculada ao Ministério da Educação e foi criada em 2011.

A estatal administra atualmente 45 hospitais universitários federais, apoiando suas atividades por meio de uma gestão voltada para a excelência.

Esses hospitais atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm a missão de apoiar a formação de profissionais de saúde, além de promover pesquisas e inovações no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *