-->

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), entrega à população, nesta segunda-feira, 28, às 17h, mais uma área revitalizada no complexo da Lagoa da Jansen: a praça Poeta José Chagas, que será inaugurada em celebração ao centenário do escritor.

Chagas, autor de mais de 20 livros, deixou um profundo legado cultural, especialmente dedicado a São Luís.

A praça, localizada próxima ao Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUR) e em frente à entrada da península, passou por diversas melhorias.

Entre as intervenções, destacam-se o novo calçamento de concreto polido, canteiros arborizados para ampliação das áreas de sombra, bancos para descanso, e uma transformação artística no muro do entorno, que agora exibe grafites tornando o local um ponto instagramável.

A infraestrutura inclui ainda nova iluminação, pontos de água para irrigação, substituição do piso por granilite e restauração dos portais, além de uma base para identificação visual.

Uma escultura de José Chagas, criada pela artista plástica Marlene Barros, também será instalada, homenageando o poeta que marcou a cultura maranhense.

O espaço renovado integra o conjunto de obras de revitalização do parque da Lagoa da Jansen e será um novo atrativo para o lazer e turismo de São Luís.

SOBRE JOSÉ CHAGAS

José Francisco das Chagas nasceu em Piancó, na Paraíba, em 29 de outubro de 1924, e se radicou no Maranhão a partir de 1948.

Tornou-se um maranhense de coração, sendo reconhecido com o título de Cidadão Maranhense em 2004, em celebração aos seus 80 anos, concedido pela Assembleia Legislativa.

Poeta, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, Chagas publicou mais de 20 obras, como “Os Canhões do Silêncio,” “Os Telhados,” “Azulejos do Tempo,” “Apanhados do Chão” e “Maré/Memória.”

Ele também foi cronista do jornal O Estado do Maranhão, onde mantinha uma coluna semanal.

Na carreira pública, Chagas atuou como vereador em São Luís e como técnico em Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de onde se aposentou. Assumiu a Cadeira nº 28 da Academia Maranhense de Letras em 3 de abril de 1975, e foi homenageado como patrono da 5ª edição da Feira do Livro de São Luís em 2011. O poeta faleceu em 13 de maio de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *