-->

Já diz a toada tradicional do bumba meu boi: “…E todo ano, a grande Festa da Juçara, no mês de outubro no Maracanã…”. A tradicional Festa da Juçara chegou a 55ª edição, trazendo, claro, a juçara, mas também outras iguarias da culinária, além de diversas atrações da cultura maranhense. Para fortalecer a manifestação popular, o Governo do Maranhão garantiu todo o apoio para que a festa ocorra da melhor forma possível.

A Festa da Juçara começou no dia 20 deste mês e vai até 10 de novembro, com programação sempre aos domingos, das 12h às 23h. O evento reconhecido nacionalmente acontece no Parque da Juçara Rosa Mochel, bairro Maracanã, zona rural de São Luís. O objetivo é valorizar a produção da juçara e seus subprodutos, além de preservar a cultura local por meio dos saberes tradicionais.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destacou a importância do evento. “É uma festa que movimenta toda a economia dessa região, gerando renda, gerando emprego e, claro, fortalecendo a produção cultural da comunidade e do nosso estado. Por isso, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura, incentiva e apoia essa festa. Para que assim ela perdure e cresça cada vez mais”, afirmou.

Para garantir o sucesso da Festa da Juçara, o Governo do Maranhão executou diversos serviços no parque onde ocorre o evento. Foi feita a roçagem e poda da vegetação de toda a área, limpeza geral, recuperação da iluminação com instalação de cabeamento, instalação de 35 refletores e iluminação das barracas. O espaço também recebeu melhoria nas instalações hidráulicas para abastecimento das barracas, pintura de arquibancadas, troca de portas de madeira e acomodação de bancadas.


Para a organização do evento, a festa é uma oportunidade de fortalecer a cadeia produtiva da juçara. “Com o crescimento da festa, nossos juçarais não conseguem suprir a demanda, por isso, a gente conta com a produção de outras comunidades de São Luís e demais cidades do estado. Com isso fortalecemos a produção desse fruto que é a cara do Maranhão e da nossa cultura popular, já que temos toda uma programação artística como parte da festa”, informou Mayara Marques, organizadora da festa.

Apaixonados por juçara

Um dos eventos mais tradicionais do estado, a Festa da Juçara atrai todos os anos um grande público apaixonado por juçara. Gente como a dona de casa Elizangela Garcês, que não deixa de ir até o local com a família.


“É maravilhoso estar aqui nesse ambiente aconchegante, familiar, onde a gente pode comer juçara fresquinha, da boa. E é muito importante manter essa Festa da Juçara, porque ela é parte da nossa tradição e precisa se perpetuar para sempre”, disse Elizangela Garcês.

A estudante Laís Galvão foi pela primeira vez à Festa da Juçara em 2023, e gostou tanto que voltou em 2024, levando a família. “A segunda vez que eu estou aqui na Festa da Jussara. Esse ano eu vim trazendo a minha avó e o meu namorado. Ele ainda não conhecia. Eu sou apaixonada por juçara, então, não poderia perder essa festa”, contou.

Atrações culturais

Segundo a organização da Festa da Juçara, além da culinária típica, quem visita o parque pode acompanhar apresentações culturais e música ao vivo, conhecer e comprar o artesanato feito na comunidade e desfrutar de um ambiente propício de pura natureza.

Neste segundo domingo de evento, a programação na Arena Rosa Mochel contou com a participação dos grupos Raiz Tribal, Cacuriá da Vila Goreth, Resenha do Poder, DJ Pedro Sobrinho, Quadrilha Junina Clarear e Boi de Axixá. Já na Praça de Alimentação Dona Cotinha, quem fez a festa foram as cantoras Fabiana Alves e Iara Costa.

Festa da Juçara

A Festa da Juçara foi idealizada em 1969, pela professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma Rosa Mochel (1919-1985). Ela tinha um sítio no Maracanã, com outros moradores da comunidade, como Dona Cotinha, que chegou ao Maracanã, vinda da cidade de Rosário, aos 16 anos.

Atualmente, a Festa da Juçara conta com dois espaços de apresentações culturais, 34 restaurantes na Arena Rosa Mochel e mais 15 barracas na Praça de Alimentação Dona Cotinha, além de playground e a Casa de Artesanato, que abriga a produção local.

Além da tradição e da cultura com a valorização dos produtores, a Festa da Juçara fomenta o turismo e a economia local, com a geração de renda para a comunidade do Maracanã.

O objetivo da festa é valorizar a produção da Juçara e seus subprodutos; preservar a cultura local através dos saberes tradicionais; aumentar a renda dos moradores, por meio da comercialização da fruta típica existente no bairro Maracanã e adjacências.

O Parque da Juçara Rosa Mochel, onde ocorre a festa, tem 70 associados, 52 barracas, sendo 33 padronizadas, distribuídas entre a Arena Rosa Mochel (com 30 barracas), e a Praça de Alimentação (que homenageia Dona Cotinha, com mais de 20 barracas) funcionando com a comercialização da juçara, de comidas típicas, lanches e bebidas.

Com patrocínio do Governo do Estado e Equatorial Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Festa da Juçara oferece diversas variações de refeições do fruto mais apreciado pelo maranhense, e mantém viva a inconfundível expressão popular da cultura e da culinária da região do Maracanã. O apoio ao evento foi mobilizado via Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *