-->

Após 170 dias de fechamento devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a receber voos nacionais a partir desta segunda-feira, 21.

O aeroporto funcionará inicialmente com horário reduzido, das 8h às 22h, para permitir que as obras em curso continuem durante a noite.

Nesta fase de reabertura, apenas 1.730 metros da pista principal de 3,2 mil metros estarão em uso, juntamente com seis fingers aeroportuários e uma posição remota.

Segundo a concessionária Fraport Brasil, responsável pelo aeroporto, 71 pousos e decolagens estão programados para o primeiro dia de operação, com expectativa de aumento gradual para até 128 voos diários.

A reabertura total do aeroporto é crucial, pois o Salgado Filho responde por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul.

O terminal foi fechado em 3 de maio após as pistas e áreas do terminal serem alagadas pela catástrofe que afetou mais de 2,34 milhões de pessoas em 468 cidades gaúchas.

A Fraport retomou parcialmente algumas atividades em julho, utilizando a Base Aérea de Canoas para operar voos.

Para enfrentar os desafios financeiros gerados pela interrupção das atividades e reparos dos danos, a Fraport Brasil solicitou uma revisão extraordinária do contrato de concessão.

O Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aprovou um repasse de R$ 425,96 milhões para a concessionária, valor que será liberado em parcelas conforme a necessidade de gastos for comprovada.

A previsão é que a pista de pouso e decolagem seja completamente restaurada e os voos internacionais voltem a operar até 16 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *