-->

A TV Assembleia do Maranhão foi a grande vencedora da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Vídeo, com a reportagem “Afroempreendedorismo: o fortalecimento de pequenos negócios de mulheres negras no Bairro Liberdade, em São Luís” conquistando o primeiro lugar.

Equipe da TV Assembleia comemora as premiações conquistadas na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Vídeo

O trabalho, que evidenciou o empreendedorismo feminino negro na maior comunidade quilombola urbana da América Latina, destacou o apoio do Sebrae a empreendedores negros no Maranhão.

A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 20, no Multicenter Sebrae, em São Luís, em uma noite marcada por festa e celebração.

Com produção da equipe composta por Bel Soares (reportagem), Antônio César Leal (imagens), Juan Alejandro (produção) e Angelo Moraes (edição), a matéria destacou as iniciativas de afroempreendedorismo no bairro Liberdade, mostrando como mulheres negras fortalecem seus negócios através da inovação e das ferramentas técnicas oferecidas pelo Sebrae.

Outra produção da TV Assembleia também se destacou, alcançando o terceiro lugar com a reportagem “Empreendedorismo e Sustentabilidade: o mercado dos brechós da capital”.

O trabalho, realizado por Milena Dutra (reportagem), Rubenilson Lima (cinegrafia), Bel Soares (produção) e Jr. Draw (edição), abordou o crescente mercado de brechós em São Luís, evidenciando a tendência de empreendedorismo feminino voltado à sustentabilidade e economia criativa.

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Jacqueline Heluy, ressaltou o valor das premiações para a comunicação pública, afirmando que o reconhecimento representa o esforço conjunto da equipe de comunicação da Casa Legislativa.

A diretora também destacou o apoio da presidente da Alema, Iracema Vale, e dos parlamentares ao trabalho desenvolvido pela equipe de comunicação.

Ao todo, a TV Assembleia foi finalista em cinco categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, enquanto a Rádio Assembleia emplacou três finalistas.

Os vencedores da etapa estadual agora avançam para a fase regional, que definirá os concorrentes à premiação nacional.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Além do reconhecimento aos profissionais de comunicação, a noite de premiação incluiu o anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que desde 2004 destaca histórias inspiradoras de empreendedoras em diversas categorias.

Foram premiadas mulheres que atuam em pequenos negócios, produção rural, como microempreendedoras individuais (MEI), e nas áreas de ciência, tecnologia e negócios internacionais.

O prêmio busca incentivar o empreendedorismo feminino e reconhecer iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico e social.

Com uma trajetória de sucesso, o Prêmio Sebrae de Jornalismo segue valorizando o papel da imprensa no fortalecimento do empreendedorismo e da economia criativa em todo o país, celebrando profissionais que dedicam seu trabalho à informação e à transformação social.

A PREMIAÇÃO

O Prêmio Sebrae de Jornalismo tem como objetivo reconhecer e incentivar o trabalho de jornalistas que promovem o empreendedorismo em suas reportagens.

Nesta 11ª edição, foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Foto e Jornalismo Universitário.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, destacou a importância da premiação para valorizar o papel do jornalismo na divulgação de histórias de sucesso no empreendedorismo.

A noite contou ainda com uma apresentação da cantora maranhense Cecília Leite, que emocionou o público ao interpretar clássicos do cancioneiro internacional.

Em seguida, foi lançado o livro “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”, que resgata a história da instituição e seu impacto no fortalecimento da economia local.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, comemorou a publicação, afirmando que ela eterniza o legado da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *