-->

Programa Raízes Solares será modelo de sustentabilidade financeira e ambiental para todo o Brasil 

O primeiro projeto de energia solar para a sustentabilidade comunidades quilombolas do Brasil, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), passou a contar com um apoio fundamental para a viabilização.

O secretário José Reinaldo Tavares e equipe técnica da SEDEPE em reunião com Walter Santos, representante da comunidade quilombola de Piqui da Rampa

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, acenou positivamente no apoio à iniciativa inédita no Brasil e, em conversa telefônica com o secretário e ex-governador José Reinaldo Tavares, demonstrou entusiasmo com a ideia.

A articulação e mediação foi realizada pelo assessor de projetos especiais da SEDEPE, Augusto Lobato, que se deslocou pessoalmente até a comunidade quilombola de Piqui da Rampa.

O Raízes Solares é um programa para apoio e valorização dos povos originários e comunidades tradicionais do Maranhão, indígenas e quilombolas, a partir de seus conhecimentos e tradições, associados às atividades de redução de emissões de gases de efeito de estufa.

O objetivo é implantar usinas solares, em modelo cooperativo, inicialmente associado às comunidades quilombolas, permitindo a monetização da geração de energia para aumento de renda, aperfeiçoamento dos sistemas produtivos comunitários, além da contribuição para a sustentabilidade ambiental com a produção de energia limpa.

A comunidade quilombola de Piqui da Rampa, em Vargem Grande (MA), com 206 de história, foi escolhida para implantação de uma planta piloto, com base em critérios prévios que considerem a aptidão socioambiental e as estruturas socioeconômicas para a implantação do sistema de geração de energia. São 300 famílias quilombolas vivendo no território.

De acordo como o IBGE, o Maranhão é o estado com maior quantitativo de localidades quilombolas, com 2.025 (23,99%).

Em seguida estão a Bahia, com 1.814 localidades, e Minas Gerais com 979 localidades, correspondendo, respectivamente, a 21,49% e 11,60% do total.

“Estamos acompanhados do nosso secretário José Reinaldo, que é um irmão para a comunidade de Piqui da Rampa. E agora com essa parceria com o ministro Paulo Teixeira, acredito que tem tudo para dar certo porque é um projeto que vai trazer mais qualidade de vida e renda ao nosso quilombo. Eu quero dizer ao presidente Lula que esse Raízes Solares vai ser um projeto piloto no Maranhão para transferir a riqueza natural, que está no sol, para combater a pobreza nas comunidades quilombolas do Brasil, a partir daqui do nosso estado. São poucos investimentos para transformar a vida de um povo que tanto já sofreu e já passou fome”, declarou Walter dos Santos, líder da comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *