-->

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, é uma importante iniciativa global, promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio, além de estimular um diálogo aberto e responsável sobre a saúde mental, destacando a importância do cuidado em todas as fases da vida.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos serviços gratuitos de apoio psicossocial, como parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Esses serviços, que incluem 2.947 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 890 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), 80 Unidades de Acolhimento (UAs) e dois mil leitos de saúde mental em hospitais gerais, atendem pessoas em sofrimento psíquico e com dependência de álcool e outras drogas.

No Maranhão, há 88 Caps e cinco SRTs, reforçando o compromisso com a saúde mental no estado.

A expansão desses serviços é uma das prioridades do governo federal, que, desde 2023, tem ampliado os pontos de atendimento.

De janeiro de 2023 a junho de 2024, foram habilitados 98 novos pontos na RAPS, incluindo 63 Caps e 5 SRTs.

Além disso, o orçamento destinado à saúde mental teve um aumento significativo, com um investimento de R$ 4,7 bilhões previsto para 2024, representando um crescimento de 53% em relação ao ano anterior.

Outro destaque é a inclusão de 150 novos Caps no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) até 2026, com um investimento de mais de R$ 339 milhões.

Essa expansão visa beneficiar 13,4 milhões de pessoas, aumentando ainda mais o alcance do SUS em áreas relacionadas à saúde mental.

Para acessar esses serviços, qualquer pessoa que necessite de acompanhamento pode buscar atendimento nos Caps de forma espontânea ou por encaminhamento da rede de saúde.

Já as Unidades de Acolhimento, Serviços Residenciais Terapêuticos e hospitais exigem encaminhamento.

A ampliação das políticas de saúde mental e a redução do consumo de álcool, conforme recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), são vistas como medidas essenciais para a prevenção ao suicídio, e o Brasil segue alinhado com essas diretrizes por meio de seus investimentos contínuos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *