-->

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) se destacou na Space Week Nordeste 2024, realizada no São Luís Shopping, com um estande que apresentou ao público informações sobre suas pesquisas, formas de participar dos editais, casos de sucesso, e sorteios de obras de pesquisadores maranhenses apoiados pela Fundação.

O evento, organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAb) da UFC, ocorre até o domingo, 22, e tem como tema “Ciência e Tecnologias Espaciais para o Benefício da Natureza e da Sociedade”, buscando conectar academia, indústria e governo para promover inovação tecnológica no campo espacial.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a importância do evento como um espaço para aproximar a ciência da sociedade, promovendo educação e inovação. Já o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, pontuou que a Space Week é um marco para a ciência no Maranhão, destacando a parceria da Fapema em iniciativas que transformam conhecimento em soluções práticas.

O estande da Fapema ofereceu atividades interativas, incluindo uma exposição de livros e mostra de vídeos sobre casos de sucesso de pesquisas no Maranhão. Um dos destaques foi a apresentação do projeto “F1 in Schools”, em parceria com o Sesi, que demonstra como iniciativas tecnológicas podem impulsionar carreiras de jovens e fomentar o empreendedorismo. Pedro Henrique, coordenador do projeto de robótica, ressaltou o papel essencial da Fapema no sucesso das equipes, que competem em nível regional e nacional.

O evento também contou com depoimentos de jovens participantes, como Erick Soares, de 14 anos, que destacou como o projeto F1 in Schools impactou positivamente sua rotina escolar e ampliou seu interesse pela engenharia mecânica. Além disso, o público elogiou a oportunidade de aprender mais sobre ciência e pesquisa aeroespacial feitas no Maranhão. Segundo o técnico administrativo Júlio Maciel, a diversidade dos projetos é inspiradora, e a estudante Maria Eduarda, de 14 anos, enfatizou o caráter interativo das atividades, que ensinam e divertem ao mesmo tempo.

A Space Week Nordeste 2024 é uma oportunidade única para explorar as fronteiras da ciência e tecnologia, e o estande da Fapema promete enriquecer ainda mais essa experiência, conectando ciência e público de forma inovadora e acessível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *