-->

Líderes da maioria dos países participantes da Cúpula do Futuro, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, assinaram no domingo, 22, um documento contendo 56 ações para garantir um futuro sustentável para o planeta. O Pacto para o Futuro foi adotado por consenso, apesar da resistência de sete países, incluindo a Rússia.

Entre as principais medidas do pacto estão ações ambiciosas para implementar a Agenda 2030 e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco na erradicação da pobreza. O documento ressalta a importância de não deixar ninguém para trás.

As ações incluem:

– Erradicação da fome;
– Proteção de civis em conflitos armados;
– Busca por soluções pacíficas para disputas;
– Combate a ilícitos transnacionais;
– Avanço em direção a um mundo livre de armas nucleares;
– Proteção dos conhecimentos tradicionais;
– Transformação do sistema de governança global.

O pacto também aborda a reforma do Conselho de Segurança da ONU, comprometendo-se a ampliar o número de membros e melhorar a representatividade de países da América Latina, Ásia-Pacífico e África. O documento enfatiza a urgência dessa reforma como uma prioridade nas negociações intergovernamentais.

Outro ponto destacado é a necessidade de reformar a arquitetura de financiamento internacional para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O texto expressa preocupação com o progresso lento no combate às mudanças climáticas e o aumento das emissões de gases de efeito estufa, destacando a importância do apoio a países em desenvolvimento, especialmente os mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *