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A partir de 2025, os alunos do ensino médio experimentarão as mudanças estabelecidas pela recente reforma sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A principal alteração envolve a reestruturação da carga horária, mantendo o total de 3 mil horas para os três anos do ensino médio, mas com novas distribuições entre disciplinas obrigatórias e itinerários formativos.

Para o ensino médio regular, as disciplinas obrigatórias terão uma carga de 2.400 horas, enquanto os itinerários formativos ocuparão 600 horas.

No ensino técnico-profissional, a carga total permanece em 3 mil horas, com 2.100 horas destinadas às matérias obrigatórias e 900 horas para os itinerários formativos.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

O novo currículo estabelece um conjunto obrigatório de disciplinas em todos os anos escolares, incluindo português, matemática, ciências da natureza (abrangendo biologia, física e química), ciências humanas (como filosofia, geografia, história e sociologia), inglês, artes e educação física.

Atualmente, apenas português e matemática são obrigatórios durante todos os anos, juntamente com educação física, artes, sociologia e filosofia.

Além disso, a reforma exige que todos os sistemas de ensino ofereçam, no mínimo, dois itinerários formativos em suas escolas, exceto para aquelas voltadas para formação técnica e profissional, que seguem as diretrizes curriculares nacionais de educação profissional e tecnológica (EPT).

VETO DO PRESIDENTE E IMPACTOS NO ENEM

O presidente Lula vetou uma proposta que previa a inclusão dos conteúdos dos itinerários formativos na prova do Enem a partir de 2027.

Segundo o presidente, essa mudança poderia prejudicar a equidade das provas, afetar as condições de igualdade no acesso ao ensino superior e acentuar as desigualdades existentes.

O Enem continuará a abordar apenas as matérias da Formação Geral Básica, que são comuns a todos os estudantes.

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO

A reforma enfrenta críticas sobre a estrutura das escolas para implementar os itinerários formativos.

Há preocupações quanto à disponibilidade de salas e à qualificação dos professores, o que pode agravar as diferenças na qualidade do ensino entre as redes pública e privada e entre as áreas urbanas e rurais dentro da rede pública.

A reforma do ensino médio representa uma mudança significativa no sistema educacional brasileiro, com o objetivo de ampliar a flexibilidade curricular e oferecer mais opções aos alunos, mas também levanta desafios importantes para sua implementação equitativa.

One thought on “Confira as principais mudanças do Novo Ensino Médio para 2025

  1. Essa tal reforma curricular do ensino médio, deveria ser mais bem pensada e avaliada. Há disciplinas perfeitamente dispensadas da obrigatoriedade, de acordo com a carreira que o aluno vai seguir.
    Vou fazer engenharia da computação, o que me interessa filosofia, sociologia, artes, ‘balé’, etc.?
    Se hoje a evasão escolar é alta, imaginem com essa reforma apresentada por apedeutas ?…

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