-->

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de outubro, o que resultará em um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

Esse valor é superior ao de setembro, quando vigorava a bandeira vermelha patamar 1.

Segundo a Aneel, a medida foi tomada devido ao risco hidrológico, com baixo volume de chuvas, e ao aumento do preço de referência da energia, impactado pela seca.

A combinação desses fatores tem pressionado o sistema de geração de energia, especialmente em usinas hidrelétricas da região Norte, que estão produzindo menos eletricidade.

Com a seca prolongada, o sistema elétrico tem recorrido a usinas termelétricas, que possuem custos operacionais mais altos.

O cenário de geração de energia mais cara reflete a necessidade de atender à demanda durante os horários de pico, especialmente no início da noite.

A última vez que a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada ocorreu em agosto de 2021, durante a crise hídrica que levou à criação da bandeira “escassez hídrica”, a mais onerosa de todas, em setembro do mesmo ano.

Essa bandeira vigorou até abril de 2022, quando a Aneel retomou a bandeira verde, que não prevê cobranças adicionais na conta de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *