-->

Em comemoração aos seus 116 anos de fundação, a Academia Maranhense de Letras (AML) promove, no próximo dia 15 de agosto (quinta-feira), às 19h, palestra com o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena, vencedor do Prêmio Oceanos 2023.

Além de palestra, no salão nobre da AML, Arena fará o lançamento no Brasil do livro “Siríaco e Mister Charles”, publicação que recebeu uma das principais premiações da literatura em língua portuguesa.

“A Verdade de Chindo Luz” foi o seu primeiro romance de Joaquim Arena. Publicou também “Debaixo da nossa pele”, um ensaio-reportagem sobre os seus antepassados, escravos e trabalhadores livres nos campos de arroz do Vale do Sado.

De 2017 a 2021, Arena foi conselheiro cultural do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Na cidade da Praia, organizou colóquios literários e conferências, com a participação de várias figuras do mundo da política e do jornalismo, como Francisco Louçã, Rui Moreira, Clara Ferreira Alves, Pedro Mexia, Francisco José Viegas, José Jorge Letria e Olinda Beja.

“Siríaco e Mister Charles”, o livro que será lançado na Academia Maranhense de Letras, conta uma história de amizade que se passa na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, no final do século XVIII e início de XIX, entre o jovem naturalista Charles Darwin e Siríaco, um velho negro, ex-escravo, que sofre de vitiligo.

Em síntese, é uma amizade improvável. Um império em crise. Um negro e um branco. Uma história entre Portugal e Cabo Verde de séculos passados.

A presença de Joaquim Arena na AML faz parte do projeto Conversações de Além-mar, idealizado e coordenado pelo acadêmico Alexandre Lago. O evento é aberto à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *