-->
Para a FIEMA, a notícia é positiva porque a energia elétrica é um dos principais insumos da indústria
A Equatorial Energia anunciou ontem (27/08) redução das tarifas para consumidores residenciais e industriais no Maranhão. A informação foi repassada durante reunião conjunta dos Conselhos Temáticos de Infraestrutura (COINFRA), Desenvolvimento Industrial e Inovação (CODIN) e de Micro e Pequenas Empresas (COPEM), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CODIN, Luiz Fernando Renner, disse que essa é uma notícia extremamente positiva para os industriais, consumidores residenciais e para os proprietários de pequenos comércios, pois qualquer insumo que propicie uma redução de custos é bastante benéfico. A energia elétrica é um insumo básico e por isso fundamental para o segmento industrial.
A redução foi de 1,36% para a alta tensão e de 1,22% para o consumidor de uma forma geral. O anúncio foi feito pelo diretor institucional da Equatorial, José Jorge Leite Soares. Nos últimos quatro anos, o crescimento da tarifa de energia elétrica tem sido muito menor do que o próprio crescimento da inflação.
Uma outra explicação para a redução da tarifa é o ganho de produtividade da Equatorial. José Jorge disse que há 20 anos o Maranhão tinha uma empresa de energia, a CEMAR, considerada uma das de pior desempenho do setor elétrico brasileiro e que graças a aplicação de modelo de gestão e de valorização das oportunidades que se apresentaram o Grupo Equatorial está entre os principais players do setor no Brasil.
“Estamos presentes, literalmente, do Oiapoque ao Chuí, passando pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul. Além do segmento da transmissão de energia, atuamos na geração de energia limpa, na telecomunicação e agora do saneamento”, destacou o diretor institucional da companhia, acrescentando que a energia é um dos principais insumos e a que a redução do valor da tarifa contribui para o melhor desempenho da indústria no Maranhão.
Participaram da reunião os presidentes do COINFRA, João Batista Rodrigues, e do COPEM, o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; o presidente da CAEMA, Marcos Aurélio Freitas; o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Freitas; representantes da SEDEPE, de sindicatos patronais filiados à Federação, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *