-->

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 29, a estimativa da população brasileira para o ano de 2024, que alcançou 212,6 milhões de habitantes até 1º de julho.

O levantamento faz parte do estudo “Estimativas da População 2024”, utilizado como parâmetro pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o Fundo de Participação dos Estados e Municípios, além de servir como referência para diversos indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Entre os 15 municípios mais populosos, 13 são capitais, abrigando 42,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 20,1% da população total do país. São Paulo continua a ser a cidade mais populosa, com 11,9 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 6,7 milhões, Brasília, com 3 milhões, Fortaleza e Salvador, ambas com 2,6 milhões de habitantes.

Dois municípios não capitais se destacam entre os mais populosos: Guarulhos, com 1,3 milhão de habitantes, e Campinas, com 1,2 milhão, ambos localizados em São Paulo. São Gonçalo, no Rio de Janeiro, também figura entre os maiores, com 961 mil habitantes.

Por outro lado, 26 municípios possuem menos de 1.500 habitantes, sendo Serra da Saudade (MG) o menor de todos, com 854 habitantes. Anhanguera (GO), com 921 habitantes, e Borá (SP), com 928, também estão entre os menores.

São Paulo é o estado mais populoso, abrigando 46 milhões de pessoas, o que representa 21,6% da população nacional.

Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17,2 milhões, completam o ranking dos estados mais populosos.

Em contrapartida, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima, juntos, representam menos de 3% da população brasileira.

O estudo também aponta que 30 municípios com mais de 1 milhão de habitantes concentram mais de 100 milhões de pessoas, com destaque para a região metropolitana de São Paulo, que abriga 21,5 milhões de habitantes.

O Rio de Janeiro segue com 12,9 milhões, Belo Horizonte com 6 milhões, e Brasília com 4,7 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *