-->

O jornal americano “The Wall Street Journal” noticiou que o Irã prometeu uma retaliação “rápida e pesada” contra Israel após o assassinato de dois chefes de grupos terroristas aliados ao regime iraniano.

Ali Khamenei é o líder supremo do Irã

A ameaça foi feita por um diplomata iraniano em comunicações com diplomatas dos EUA e da Arábia Saudita, que estão tentando evitar um novo conflito no Oriente Médio.

O diplomata iraniano, segundo o jornal, afirmou que não há sentido nas conversas para evitar a escalada do conflito.

Os assassinatos dos líderes do Hamas e do Hezbollah nesta semana intensificaram as tensões na região, com a possibilidade de um confronto direto entre Israel e o Irã, além de seus aliados, incluindo os Houthis.

Embora Israel tenha sido culpado por ambos os ataques, não assumiu a responsabilidade pelo assassinato de Ismail Haniyeh, líder do Hamas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou apenas que Israel aplicou “golpes esmagadores” aos aliados do Irã.

Em resposta à crescente tensão, Israel e seu maior aliado, os Estados Unidos, estão se preparando para um possível ataque iraniano, que pode ocorrer a qualquer momento, inclusive neste final de semana.

O Exército israelense está em alerta máximo, e os EUA anunciaram o envio de destróieres, cruzadores e um esquadrão de caças ao Oriente Médio, conforme informou o Pentágono americano.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingança pelos assassinatos e ordenou um ataque direto contra Israel, de acordo com o “The New York Times”.

Em contrapartida, Netanyahu afirmou que Israel cobrará um preço alto por qualquer agressão contra o país.

Os especialistas alertam que um conflito aberto entre Israel e Irã pode ser a maior guerra no Oriente Médio desde a 2ª Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *