-->

Entre janeiro de 2023 e julho deste ano, mais de 320 mil pessoas no Maranhão foram atendidas pelo Programa Farmácia Popular, recebendo medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção.

Este número representa um aumento considerável em relação às 188 mil pessoas atendidas em 2022.

Com a ampliação da gratuidade em julho, a cobertura foi estendida para incluir tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, beneficiando mais 15,6 mil pessoas no estado.

Atualmente, o programa oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente e já alcançou 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês.

Até 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas foram:

– Sinvastatina 20 mg (38,8 mil pessoas beneficiadas) para colesterol alto.

– Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pessoas beneficiadas) para doença de Parkinson.

– Budesonida 50 mcg (12,1 mil pessoas beneficiadas) para rinite.

Esses medicamentos passaram a ser oferecidos gratuitamente a partir de julho, com um investimento de R$ 35,5 milhões do Ministério da Saúde.

O programa agora cobre 41 itens, incluindo medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes.

Anteriormente, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e absorventes eram gratuitos, com o restante sendo subsidiado em até 90%.

Lançado em 2004, o Farmácia Popular foi relançado pelo presidente Lula em 2023 com a inclusão de novos medicamentos na lista de gratuitos.

Em 2024, iniciou a distribuição de absorventes para pessoas em vulnerabilidade social e estudantes da rede pública. Em 20 anos, o programa beneficiou mais de 70 milhões de brasileiros.

Desde junho de 2023, 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos e fraldas geriátricas disponíveis no programa.

Atualmente presente em 85% das cidades brasileiras e com mais de 31 mil farmácias credenciadas, o Farmácia Popular cobre 96% da população residente nesses municípios.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa para cobrir 93% do território nacional, com credenciamento de novas farmácias em 811 cidades e prioridade para municípios do Norte e Nordeste, onde a adesão ao Programa Mais Médicos visa reduzir lacunas na assistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *