-->

As escolas da rede do Colégio Militar 2 de Julho, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), se destacaram entre as instituições públicas do estado no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última quarta-feira, pelo Ministério da Educação (MEC).

As unidades apresentaram expressivo desempenho em suas notas, perante o ranking que considera os dados escolares do ano passado.

O alcance reflete os esforços de professores e o comprometimento dos estudantes pela educação de qualidade e aprendizado de excelência.

O comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto, pontuou o orgulho com a conquista das escolas da rede do Colégio Militar 2 de Julho.

“Tenho grande satisfação em parabenizar os competentes gestores, os aguerridos professores e os dedicados alunos por este alcance, que posiciona a rede 2 de Julho entre as melhores do Maranhão e do país. Essas conquistas são resultados de um reflexo direto do trabalho persistente e dedicado para oferecer uma educação de excelência”, ressaltou.

Maior pontuação entre as escolas da rede, a Unidade VI, de Timon, alcançou a nota 7,3, no ensino fundamental e médio.

“Quero parabenizar a todos os nossos professores, que se empenham dia após dia, para proporcionar o melhor ensino possível. Agradeço também aos nossos alunos, que demonstram dedicação e esforço contínuos, e aos pais, cuja parceria e apoio são fundamentais para alcançarmos esses resultados. Esse êxito no Ideb é um marco em nossa jornada de constante melhoria, e nos estimula a mais conquistas”, pontuou o comandante da unidade, capitão Salatiel Moura.

Com média 6,6, a Unidade I, em São Luís e a Unidade II, em São José de Ribamar, se posicionam como referência e exemplo pelas suas práticas pedagógicas. O anexo XXVI apresentou progresso expressivo, saindo de 3,3 para 5,2 no ensino fundamental; e no ensino médio, de 2,7 para 4,6.

“É uma comprovada mostra do esforço contínuo para a melhoria da qualidade da educação”, observa a comandante do anexo, major Lídia Bruna.

O desempenho das escolas da rede do Colégio Militar 2 de Julho destaca-se como um exemplo de comprometimento com a educação pública de qualidade e serve de inspiração para todas as instituições educacionais do estado.

Este esforço contínuo para melhorar as práticas pedagógicas, buscando a qualidade no ensino, têm sido consideradas fundamentais para alcançar esses resultados obtidos.

Em 2023, o Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) registrou uma marca representativa de 5,1.

Este valor representa um crescimento considerável, em comparação ao último índice de 2021, que era de 4,9.

Já os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), apresentaram índice de 4,3 em 2023, subindo um ponto em relação ao último ranking.

Neste contexto, as escolas da rede 2 de Julho estão acima da média.

EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO

A rede do Colégio Militar 2 de Julho é formada por 41 unidades, distribuídas pelo Maranhão, e tem expressiva contribuição na qualidade do ensino público estadual, preparando os estudantes para os desafios do futuro, cultivando valores de disciplina e cidadania. Além do ensino, se destaca ainda no esporte e é forte contribuinte para melhorias dos índices da educação da rede pública estadual.

One thought on “Escolas militares do Corpo de Bombeiros são destaque em ranking do Ideb

  1. Colégios militares foram implantados recentemente sem tem de formar o alunado.
    Todo e qualquer resultado de identidade deve ser dado méritos a quem os formou, escolas públicas ou privadas.
    Só teremos condições de avaliar esse método militarizado de fazer educação daqui a algumas gerações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *